O xadrez é uma atividade milenar que carrega consigo um corpo de experiências e conhecimentos que constituem hoje um patrimônio cultural da humanidade.

O xadrez também é um esporte educacional por excelência, além de ajudar no desenvolvimento de habilidades intelectuais e de posturas de comportamento que favorecem o aprendizado das disciplinas regulares na escola e melhora os índices de desenvolvimento escolar, também promove a inclusão social.

Neste Curso o aluno aprenderá o xadrez primário, sendo: 1. História do jogo; 2. O tabuleiro e suas linhas; 3. As peças movimento e captura; 4. Xeque, Xeque-mate e afagado; 5. Regras especiais.

 

  • Um pouco de história.

    Desde o início da história da humanidade, as pessoas brincam com jogos. E de todos os jogos do mundo, o xadrez é conhecido como o “Jogo dos reis”. A beleza sem igual do xadrez tem atraído alguns dos maiores intelectos da história. Por quê? As coisas sobrevivem ao teste do tempo porque são necessárias. Pare e pense por um momento. O que na sua vida sobreviveu por milhares de anos? Ferramentas como a colher sobreviveram. Elas evoluíram para atender melhor a uma necessidade. Se não houvesse necessidades para elas, ferramentas como essa não teriam sobrevivido. Jogos - existem centenas, talvez milhares - são usados nas sociedades como ferramentas para ajudar no amadurecimento físico, emocional e mental. De todos esses jogos, o xadrez é a ferramenta perfeita para desenvolver a mente. Como disse Goethe: ”O xadrez é a pedra de toque da inteligência”. Por ser o xadrez uma atividade cuja origem em muitos locais é anterior à escrita buscar sua origem é percorrer um caminho de mão dupla, entre fatos históricos e lendas. Por exemplo, a principal narrativa antiga da origem do xadrez é uma lenda que indica a Índia no século VI o local onde um jogo cujo nome era Chaturanga foi apresentado ao rei da época por um sábio denominado Lahur Sessa. Entretanto, foram encontradas evidências arqueológicas que indicam no Egito, há 3.000 anos antes de Cristo, era praticado um jogo primitivo similar ao jogo de xadrez. O autor Brunet (1890. p.53) afirma que o jogo de tabuleiro do Egito era bastante similar ao xadrez que conhecemos hoje, e que gregos e romanos o aprenderam lá quando dominaram aquele país por três séculos, antes da chegada dos árabes. E, foi na Europa que o xadrez ganhou o formato atual e as regras com as quais é praticado hoje.

    Nenhum item nessa sessão
  • Conhecendo o tabuleiro, as peças e os movimentos
    Nenhum item nessa sessão
  • O valor de cada peça e um pouco de estratégia
    Nenhum item nessa sessão
  • Considerações finais
    Nenhum item nessa sessão
  • Conclusão do Curso
    Nenhum item nessa sessão

0.00 average based on 0 ratings

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *